Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

História da Copa do Mundo - PARTE I


História da Copa do Mundo
PARTE-I

A Copa de 2014 no Brasil será a 20ª Copa do Mundo, mas será ela ainda mais bem-sucedida do que suas predecessoras? Eis aqui nossa análise das 19 Copas do Mundo anteriores.

URUGUAI 1930
A Copa do Mundo começou no Uruguai com 13 times brigando para serem os primeiros vencedores do torneio. O interesse europeu diminuiu após a decisão de que o campeonato deveria acontecer na América do Sul. A controvérsia reinou na segunda partida do Grupo 1 entre Argentina e França. O destemido Luisito Monti colocou os sul americanos na dianteira a apenas nove minutos do término do jogo e, quando ainda faltavam seis minutos, um francês avançou para o gol e o árbitro brasileiro Almeida Rego apitou o final da partida. Um protesto se seguiu e, apesar do jogo ter sido reiniciado, a França não conseguiu achar a rede e terminou em terceiro lugar no grupo. O atacante argentino Guillermo Stabile, o qual marcou três gols na vitória de 6 a 3 contra o México, terminou o torneio como artilheiro com oito gols. Os EUA, os quais lideravam o grupo sem sofrer um único gol, foram derrotados em 6 a 1 por Stabile e seus colegas de equipe na fase semifinal. O Uruguai obteve uma pontuação idêntica contra a Iugoslávia, garantindo seu lugar na final, partida na qual virou o jogo, derrotando a Argentina por 4 a 2.

ITÁLIA 1934
Os italianos entraram no torneio claramente como favoritos e não decepcionaram, conquistando a taça e se tornando os segundo anfitriões a erguerem o primeiro prêmio. Um trio de argentinos - Enrique Guaita, Luis Monti e Raimundo Orsi - desertou e se juntou aos italianos, formando o núcleo de um time forte, sob a liderança astuta de Vittorio Pozzo. O formato do torneio foi diferente daquele visto no Uruguai, com as fases de grupo abandonadas, dando preferência a um sistema de eliminatórias. Isto custou caro tanto ao Brasil quanto à Argentina, os quais haviam navegado 13.000 km para participar, ambas as equipes perderam na primeira rodada de jogos. Hugo Meisl, da Áustria, era considerado o maior rival da Itália. Esse países disputaram acirradamente a fase semi-final. Um campo pesado impediu que as duas equipes de futebol jogassem uma partida com passes atraentes e foi preciso um gol solitário de Guaita para desempatar. A Checoslováquia garantiu seu lugar na final, com uma vitória de 3 a 1 contra a Alemanha. Oldrich Nejedly marcou dois gols e encerrou o torneio como principal artilheiro, com cinco gols. A Itália saiu vencedora por 2 a 1 na final, em uma virada dramática, com o gol da vitória marcado por Angelo Schiavio na prorrogação.

FRANÇA, 1938
A competição foi interrompida pela guerra iminente e pela agitação em toda a Europa. Apenas duas das partidas da primeira rodada foram decididas após os 90 minutos, com a França e a Hungria mandando a Bélgica e as Índias Orientais para casa. Os italianos, detentores da taça, passaram de raspão pela Noruega, naquela que se mostrou a partida mais difícil do torneio, prosseguindo para defender sua coroa com facilidade. A partida do campeonato foi uma disputa notável entre Brasil e Polônia. Liderando, com um placar de 3 a 1, no intervalo após três gols marcados pelo atacante astro Leônidas, os brasileiros pareciam confortáveis. Mas, em uma exibição exuberante no segundo tempo, os poloneses, levados pelos três gols de Ernest Wilimowski, trouxeram os europeus de volta ao jogo, com o placar empatado em 4 a 4 no início da prorrogação e finalizado em 6 a 5. O Brasil estava tão confiante de que chegaria à final que deixou Leônidas, o marcador de oito gols, descansando para a semifinal contra a Itália, o que lhes custou caro, já que foram derrotados por 2 a 1. Os detentores do título anterior derrotaram a Hungria por 4 a 2 na final.

BRASIL 1950
O torneio voltou depois da Segunda Guerra Mundial com um novo prêmio para os vencedores: a taça Jules Rimet. A Argentina esteve ausente, recusando-se a jogar no Brasil, enquanto tanto a Checoslováquia como a Escócia se recusaram a participar, embora tivessem se qualificado. Os escoceses afirmavam que somente competiriam se terminassem em primeiro no grupo do Home Championship (campeonato britânico em que participavam Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e que ocorreu até 1984), muito embora uma segunda posição garantisse um lugar nas finais. Mas eles fracassaram, com a Inglaterra assumindo a primeira posição.
A Copa retornou com um mal ajambrado sistema de grupo, com o Brasil vencendo no Grupo 1 e o Uruguai vencendo o Grupo 4. Os Grupos 2 e 3 tiveram embates significativos, com a Itália perdendo de 3 a 2 contra a Suécia e a Inglaterra sucumbindo na mais embaraçosa derrota de sua história por 1 a 0 para os Estados Unidos. Não houve final da Copa do Mundo, com quatro equipes - Brasil, Suécia, Uruguai e Espanha - competindo num grupo final. Convenientemente, Brasil e Uruguai se enfrentaram na última partida para decidir quem encabeçaria o grupo e, por fim, reivindicaria o prêmio - Alcide Ghiggia marcou o gol da vitória para o Uruguai por 2 a 1. (Fonte MSN ESPORTES)

 

História da Copa do Mundo - PARTE II


História da Copa do Mundo
PARTE-II

A Copa de 2014 no Brasil será a 20ª Copa do Mundo, mas será ela ainda mais bem-sucedida do que suas predecessoras? Eis aqui nossa análise das 19 Copas do Mundo anteriores.

 SUÍÇA 1954
A Hungria chegou à Suíça como a principal favorita na história da Copa do Mundo e quase chegou a cumprir as expectativas. Com Ferenc Puskas, Nando Hidegkuti e Sandor Kocsis marcando gols por diversão, os 'Mágicos Magiares' marcaram 17 gols em duas partidas de grupo, derrotando a Coreia por 9 a 0 e a Alemanha por 8 a 3. Os húngaros derrotaram o Brasil na 'Batalha de Berna' nas quartas de final. Três jogadores foram expulsos e jogadores de ambos os lados mais tarde se envolveram em uma briga no vestiário. A seguir, a Hungria derrotou o Uruguai na semifinal. O outro finalista era a Alemanha Ocidental, a qual havia derrotado a Áustria por 6 a 1 na semi-final. Graças ao gol de Morlock e aos dois de Rahn, os alemães ganharam a final por 3 a 2, embora estivessem perdendo por 2 a 0 após oito minutos. Na Alemanha, a partida tornou-se conhecida como o 'Milagre de Berna'. Na Hungria a derrota foi vista como desastrosa, ajudada por decisões controversas do árbitro.

SUÉCIA 1958
A primeira Copa do Mundo a receber cobertura televisiva proporcionou entretenimento cativante, quando Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, entrou em cena. O rapaz de 17 anos ficou alinhado com Didi e Garrincha enquanto os astros do samba jogaram em uma ousada formação 4-2-4. Just Fontaine foi um fenômeno no ataque da França, batendo o recorde em Copa do Mundo de 13 gols marcados em seis partidas. As quatro nações da Grã Bretanha se qualificaram para a competição pela primeira e última vez até hoje, com a Irlanda do Norte eliminando a Itália e o País de Gales vencendo a Hungria na repescagem para chegar às quartas de final. A seguir, limitaram o Brasil a apenas um gol em sua derrota nas quartas de final. O desastre aéreo de Munique no início do ano havia dizimado a equipe inglesa e a Inglaterra não conseguiu passar da primeira rodada. Os anfitriões suecos foram a zebra do torneio, derrotando a Alemanha Ocidental por 3 a 1 na semifinal, após a expulsão de Erich Juskowiak aos 57 minutos. Pelé marcou três gols em 23 minutos e o Brasil destruiu a França por 5 a 2 na outra semifinal. Na final, Pelé marcou o gol do torneio. De costas para o gol, ele dominou a bola no peito, deu um chapéu no zagueiro e arrematou com um gol de voleio, marcando 3 a 1 para o Brasil. Dois gols de Vavá, um de Zagallo e outro de Pelé selaram uma vitória de 5 a 2.

CHILE 1962
O Brasil manteve sua coroa sem Pelé, lesionado pelo estiramento de um músculo da coxa na primeira partida da fase de grupos contra o México. Garricha entra para a história na formação de 4-3-3 adotada pelos brasileiros. A Checoslováquia foi a surpresa em um torneio marcado pela violência. A 'Batalha de Santiago' entre Chile e Itália foi lembrada por todas as péssimas razões, uma vez que o jogo acabou em um confronto violento, com cuspidas, brigas e faltas. Apenas dois jogadores foram expulsos, já que o árbitro não viu Leonel Sanchez quebrando o nariz de Humberto Maschio, com um gancho de esquerda. O Chile derrotou a equipe italiana de nove jogadores por 2 a 0. Garrincha ajudou o Brasil a ganhar por 3 a 1 contra a Inglaterra nas quartas de final e causou enorme confusão na vitória na semifinal contra o Chile, quando foi expulso por retaliação. Os checos, os quais haviam derrotado a Iugoslávia por 3 a 1 na outra semifinal, diante de apenas 5.000 espectadores, abriram o placar contra o Brasil na final, com um gol de Josef Masopoust. Mas os gols de Amarildo - apelidado de 'Pelé branco', Zito e Vavá garantiram uma segunda vitória consecutiva no torneio para os brasileiros.

INGLATERRA 1966
A Copa do Mundo de 1966 foi ganha pela nação anfitriã pela primeira vez em 32 anos. A Coreia do Norte foi responsável por uma das zebras mais inesperadas de todos os tempos, quando derrotou a Itália por 1 a 0 e se qualificou para as quartas de final. Portugal, o qual perdia por três gols, derrotou-a por 5 a 3, com quatro gols marcados pelo atacante Eusébio. A Inglaterra ficou no empate de 0 a 0 com o Uruguai em sua primeira partida e a seguir derrotou o México e a França, garantindo uma vaga na fase seguinte. A Alemanha Ocidental foi cabeça de chave, derrotando a Espanha e a Suíça e empatando com a Argentina. A União Soviética sofreu uma derrota de 2 a 1 dos alemães na primeira partida da semi-final, enquanto a Inglaterra enfrentou Portugal. Bobby Charlton superou Eusébio, marcando dois gols na vitória de 2 a 1. Na final, a Alemanha Ocidental abriu o placar com um gol do atacante Helmut Haller. Geoff Hurst empatou e Martin Peters ampliou a diferença a favor da Inglaterra. Ainda na liderança durante os descontos, Wolfgang Weber partiu os corações ingleses marcando um gol de empate. Na prorrogação, a Inglaterra marcou um dos gols mais polêmicos da história. Alan Ball cruzou para Hurst, o qual chutou contra a parte de baixo da trave e a bola rebateu na linha de gol. O árbitro não tinha certeza se devia ou não conceder o gol, mas o bandeirinha soviético Tofik Bakhramov não hesitou e sua liderança foi restaurada. E, enquanto Kennet Wolstenholme estava murmurando aquelas palavras agora imortais para as pessoas em campo, Hurst enchia o pé na bola, completando três gols na partida. (Fonte MSN ESPORTES)

Professor José Edvaldo assume a Supervisão Escolar

Após quase seis anos como diretor efetivo à frente da direção da EE. Prof. Abdiel Lopes Monteiro no distrito de Campina de Fora, José Edvaldo assumiu no final do mês passado o cargo de supervisor de ensino na DE de Apiaí.
Como diretor enfrentou grandes desafios e sempre primou por melhorias constantes nos resultados educacionais daquela casa de ensino e parte agora para um novo desafio, que abrangerá não apenas uma comunidade escolar, mas várias.
Ficam aqui os nossos parabéns e a torcida de que este novo desafio seja também repleto de grandes conquistas. Parabéns.

Aterro Sanitário de Ribeirão Branco continua irregular


Aterro Sanitário de Ribeirão Branco continua irregular

Após quase seis anos da inauguração o aterro sanitário do município de Ribeirão Branco continua de forma precária.
Na época, ao iniciar o despejo do lixo urbano coletado, foi referência regional, pelo fabuloso projeto apresentado na época junto à secretaria estadual do meio ambiente.
Conferindo sua situação atual, nada mudou em mais de meia década, permanecendo como apenas um local de descartes do lixo urbano que apenas o é soterrado.
Cabe agora, aos nobres edis cobrar e o poder público local para cumprir o que se determina no projeto inicial, que nada mais é a arborização e conservação do local já utilizado. Não podemos também nos esquecer a preparação inicial do espaço que irá receber o lixo, evitando assim a contaminação do lençol freático local, o que não ocorre atualmente. Até quando ficaremos a mercê de tamanha irresponsabilidade.

Colheita da Amora Blackberry iniciou em novembro e vai até março

 
 
 

Localizada a 7 km do município de Barra do Chapéu-SP, o sítio Antunes vem se destacando pela sua produção de amora blackberry (amora preta), onde desde 2005 o casal Oriel Antunes e dona Helena Verneque, proprietários e produtores se empreitaram na plantação de 200 pés da amora.
Hoje a propriedade conta com mais de 600 pés certificados pelo IBD (Instituto Biodinânico, certificadora brasileira de produtos orgânicos) e pela Cooperorgânica (Cooperativa Produtores Orgânicos localizada em Itapeva-SP).

A Amora tem início de produção no mês de novembro e encerrando no mês de março. A produção de amora no sítio Antunes gira em torno de 1.500 kg por safra. Dessas amoras parte são vendidas in natura, e outra parte é processada em forma de geleias, polpa de suco e vinho, sendo esse último a grande atração dessa propriedade. O vinho que é produzido durante o ciclo da colheita será consumido no próximo ano, pois segundo a Sra. Helena, é quando ele estará pronto para o consumo. Mas ela sempre tem vinho a disposição para prova e vendas da safra anterior. Outro produto que atrair muito atenção de visitantes no município é saber que da amora é produzido o licor com pimenta e a geleia com pimenta, este muito apreciado para consumo com carnes.
Infelizmente, hoje esses produtores não vivem somente da produção e dos produtos originados pela amora, ainda há muitos pontos a melhorar, como instalação para facilitar a produção do vinhos e outros produtos e a logística da entrega desses produtos nos mercados vizinhos, "Ainda temos esperança de viver só da produção de amora", falou Helena, que acredita no potencial dos seus produtos.

Chuvas causam estragos em Itaoca da Ribeira

O Município de Itaoca continua em estado de calamidade pública, devido as fortes chuvas na madrugada do dia 13, um dos rios que corta o município transbordou, deixando muitas famílias desabrigadas.

As fortes chuvas também atingiram a cidade de Apiai (SP), e pelo menos 50 moradias sofreram inundações, não há informações sobre vitimas.

Um balanço divulgado na manhã da terça-feira (14) pela Defesa Civil de São Paulo elevou para 10 o número de pessoas mortas em razão da forte chuva que atingiu o município de Itaoca (344 km de São Paulo) entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, 13.

Segundo o órgão, os corpos de duas pessoas foram encontrados. Ainda estão desaparecidas ao menos outras 10 pessoas.

Aproximadamente 100 moradias foram afetadas. Dados preliminares informam que 83 famílias, totalizando aproximadamente 332 pessoas, estão desalojadas e nove pessoas foram abrigadas na escola municipal Elias Lages de Magalhães.

Os acessos a cidade ainda permanecem parcialmente bloqueados. Algumas áreas estão sem energia e a rede de telefonia ainda não foi restabelecida.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, o secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marcos Aurélio estiveram no local para acompanhar os trabalhos das equipes de resgate e de reconstrução do município.

A força tarefa do Corpo de Bombeiros foi acionada para suplementar as ações que já estão sendo realizadas. Ao menos 15 bombeiros e quatro cães farejadores trabalham nas buscas.

A Polícia Militar disponibilizou ainda um helicóptero para auxiliar no reconhecimento e acesso a bairros isolados na cidade. Já foram disponibilizados materiais de ajuda humanitária (produtos de higiene e limpeza e colchões) para os moradores atingidos pela enxurrada.

Segundo a Defesa Civil, os municípios vizinhos de Apiaí e Ribeira, também foram atingidos. Por lá, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) disponibilizou máquinas para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução de vias. A Sabesp também fornece ainda água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
 

 

HORÓSCOPO – JANEIRO

ÁRIES
Nesta semana, teremos a Lua Crescente em seu signo e o desafio é entre os seus interesses pessoais e as demandas da carreira, ariano. É importante que aja com maturidade, responsabilidade e evite atitudes precipitadas e impulsivas.

TOURO
Excelente período para refletir sobre a maneira como você está utilizando seus potenciais, taurino. Conhecimento é a base mais importante para tudo o que você empreender. Percepção de alternativas diferentes das que você costumava pensar ajuda no trabalho e nas finanças.

GEMEOS
Mercúrio, o seu planeta regente, passa a se movimentar em Aquário, estimulando a intuição. Novas ideias, relacionadas a viagens, cursos, desenvolvimento mental, cultural e tecnológico. O momento ressalta o retorno de situações pendentes no plano emocional e financeiro.

CÂNCER
Momento que pede a consciência do que tem se repetido em seus relacionamentos. Pode haver o retorno de situações que você precisa encarar de outro modo e resolver em definitivo. Novas abordagens sobre sexualidade, intimidade e negócios passam a estar favorecidas.

LEÃO
Mercúrio passa a atuar no signo oposto ao seu. Muito a conversar e aprender com os outros. Abra-se a novas idéias sobre relacionamentos, parcerias, conciliação e acordos. Sol e Vênus conjuntos pedem reavaliação de suas atitudes no cotidiano e de questões de trabalho.

VIRGEM
O regente virginiano, Mercúrio, passa a atuar em Aquário. Novas idéias para o trabalho. Necessidade de sair da rotina, buscar novas informações, ambientes, contatos, virginiano. Na vida amorosa, ocorre o retorno de situações pendentes, que precisam ser resolvidas.

LIBRA
Velhos assuntos de família ou ligados a imóveis, a casa e aos relacionamentos voltam a tona. Um retorno as suas origens pode ter um forte impacto emocional e nas relações. Mercúrio passa a se movimentar em Aquário. Hora de mudar conceitos sobre o amor.

ESCORPIÃO
Retome estudos, contatos, ideias, projetos que tinham sido deixados de lado. O momento atual favorece uma reavaliação do que você considera fonte de desenvolvimento mental. O novo movimento de Mercúrio indica maior movimentação e novidades em família e na casa.

SAGITÁRIO
Retomada de negociações e de situações pendentes no plano material, sagitariano. Uma profunda reavaliação de várias questões coloca as coisas em outra perspectiva. Não há o que temer, mas é preciso trabalhar na sua autoestima para ter resultados materiais positivos.

CAPRICÓRNIO
Vênus, em movimento retrógrado, retorna novamente à conjunção com o Sol em seu signo. Retomar, reavaliar, reconsiderar, repensar. Momento muito importante neste sentido. O ingresso de Mercúrio em Aquário favorece idéias inovadoras para ganhos e para a expressão de talentos.

AQUÁRIO
O planeta que simboliza a mente, a inteligência e a comunicação, Mercúrio, ingressa seu signo. Mais movimentação e flexibilidade. Idéias interessantes. Intuição. Cuidado com o nervosismo. Sensação de que tudo o que acontece agora é um reflexo do que você viveu em 2013, aquariano.

PEIXES
Ouvir a voz interior e a intuição é um poderoso aliado dos piscianos e que está ativado agora. Sintonia com energias coletivas e com situações que estão ocorrendo coletivamente. O retorno de questões importantes nas amizades e nos objetivos que tem com outras pessoas é uma tendência.

Ribeirão Branco teve programação especial de fim de ano

O Fundo Social de Solidariedade com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco realizou uma programação especial de fim de ano. As luzes da Praça da Matriz e Avenida Cel. Estevam de Souza foram acesas na Quinta feira, dia 12 de Dezembro com a chegada do Papai Noel e com o trenzinho gratuito pra criançada, juntamente com a abertura do Presépio e do Coreto da Praça.
As atrações Artísticas ficaram por conta da Lira Itapevense, os Corais de Ribeirão Branco e de Itapeva, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Branco, o Grupo Cultural Raízes e a Orquestra de Violeiros de Ribeirão Branco, a Banda Marcial de itararé e o Auto de Natal apresentado pelo Ponto de Cultura Jovem de Itapeva.

Produtores de tomate de Ribeirão Branco estão tendo prejuízos na safra de 2014

Outra parte já colhida é descartada às margens das estradas rurais
Devido ao excesso de oferta no mercado, o preço pago ao agricultor despencou inviabilizando o envio do fruto para os grandes centros de comércio. Com isso, parte da produção está sendo descartada na cidade. Toneladas do produto são encontradas às margens das estradas rurais.

De acordo com o produtor José Celso Fogaça de Almeida, o prejuízo só na plantação dele é de aproximadamente R$ 100 mil. Ele afirma que não sabe o que fazer para quitar as dívidas. Ele preferiu nem fazer a colheita para não ter mais prejuízos. Os frutos serão deixados para apodrecer no pé.

A situação de 2014 é parecida com a enfrentada em 2012, quando também toneladas de tomate deixaram de ser colhidas devido ao preço baixo. Já em 2013, a produção foi lucrativa para os agricultores e chegou a faltar o produto no mercado. A caixa de 26 quilos chegou a ser vendida a R$ 125.

Animados com preço bom, os produtores aumentaram a área de plantio e, consequentemente, a oferta para este início de janeiro. O fator foi determinante para derrubar os preços. O preço de venda das caixas não passa de R$ 30. No índice oficial medido pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o valor do produto caiu 31,4% entre janeiro e dezembro de 2013.

Para o economista Sidney de Oliveira, os produtores erram ao apostar demais nesta safra. “Por conta dos preços que vimos no ano passado, tivemos aí um preço atrativo. Os próprios produtores foram induzidos a aumentar a sua área de plantio. Isso fez com que tivesse um aumento dessa oferta que está havendo hoje. Por conta desse aumento, os preços acabam sendo derrubados”, comenta.

No terminal de cargas do município, alguns caminhões preferem nem seguir viagem por causa do preço. De acordo com o transportador João Pedro Rodrigues de Oliveira, carregar os veículos não vale o combustível gasto.

O agricultor Ismael Rosa também está sofrendo prejuízos. Ele afirma que deve perder 50% da safra plantada. Para não colocar tudo no lixo, decidiu dar outro destino aos frutos: os tomates estão sendo servidos ao gado da propriedade. "É uma decepção porque é um trabalho que envolve muitas pessoas e a gente depende da agricultura para viver. Agora, tem que jogar a produção fora porque o tomate está desvalorizado", diz.

O secretário da agricultura João Cláudio de Almeida Barro afirma que a situação já abalou a economia da capital do tomate. “Sem a venda do produto que sustenta a economia da cidade, não há capital girando. Isso prejudica os outros setores como lojas, mercados e outros estabelecimentos”, diz. Fonte: G1.com

Um ano após a posse, 107 prefeitos têm mandato cassado

 Ao todo, 125 prefeitos deixaram o cargo.
O estado de São Paulo foi o que apresentou maior número de trocas. Foram 21 no total

Brasília - Um levantamento divulgado hoje na sexta-feira, 10 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos em 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando do Executivo municipal. A maior parte deles, 107, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% dos afastamentos.

Segundo os dados da CNM, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), além de um que deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (dez).
Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação a levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos. Fonte: Agência Brasil

Procurado pela justiça é preso em Ribeirão Branco


Durante patrulhamento na noite de terça feira (24/12), a Polícia Militar de Ribeirão prendeu um homem no distrito de Itaboa / Ribeirão Branco

Ao ser abordado, o homem ele tentou enganar os policiais dizendo que se chamava Adriano Souza, porém muito nervoso começou a se confundir quanto aos dados passados e indagado várias vezes forneceu seu nome verdadeiro e após consulta foi confirmado que o mesmo era procurado pela justiça pelo crime de furto.

O nome do procurado da justiça preso é Amarildo Gomes de Oliveira, o mesmo foi recolhido a cadeia pública de capão bonito e ficará a disposição da justiça.

 

SEE monta calendário escolar especial para as aulas em 2014


No ano em que a Copa do Mundo será no Brasil, as férias escolares serão no mesmo período dos jogos

A Educação contará com um calendário especial em 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo. Uma das principais mudanças foi a alteração das férias escolares, que irão de 12 de junho a 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Outra mudança no cronograma para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo é a data de início das aulas, antecipada para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.
Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, fazendo com que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.

O planejamento foi feito pela Coordenação de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria com o intuito de colaborar com a organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo, e contribuir para que a presença dos alunos em sala de aula não sofra nenhuma interferência.

 

RIA SE PUDER

PortuguÊs X computador
O português se preparava para pegar um avião e voltar para Portugal, quando uma coisa no aeroporto chamou sua atenção, era um computador com voz que identificava os passageiros sem documentos. Assim que ele passou, o computador acusou:
- Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado,passageiro do vôo 572.
Impressionado, Joaquim voltou, foi ao banheiro, raspou o bigode e trocou de camisa. Ao passar pelo computador, a voz acusou novamente:
- Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado, passageiro do vôo 572.
Mas Joaquim não se deu por vencido! Voltou ao banheiro passou maquiagem, colocou uma peruca loira e um vestido.
- Agora eu provo que essa máquina é burra!
E a máquina acusou de novo:
- Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado, que por causa dessa viadagem acaba de perder o vôo 572.

presente para o pai português
Morando a algum tempo nos EUA, o filho do português manda um presente ao pai em Portugal.
Ao receber o pacote, Joaquim, o pai, abre o mesmo com entusiasmo dizendo:
- Que maravilha, um presentinho do Manoel, meu filhinho, que eu não o vejo a anos!
Abrindo a caixa constata que é um espelho e exclama:
- Maria, Maria!! O nosso garoto nos enviou uma moldura com o retrato dele; e comenta: mas como ele está acabado, velho e cheio de rugas - vendo sua imagem refletida no espelho.
Maria, a esposa chega para ver o “retrato” e olhando por sobre o ombro do Joaquim exclama:
- Também oh Joaquim, olha o bagulho de namorada que ele arranjou...

ganhando na loteria
Marido chega para a esposa e pergunta:
- Querida, seja sincera... O que você faria se eu ganhasse na loteria?
E a esposa respondeu:
- Eu pegaria metade da grana e cairia fora.
Ai o marido pegou o bilhete:
- Taí, ganhei 12 reais. Pega 6 e vaza....

IOGURTE ESTRANHO
Dois portugueses foram assaltar um banco indicado por outro português. Renderam todo mundo e foram direto para a sala dos cofres. O Manuel arrombou o primeiro e disse: - Joaquim vem cá, esse cofre não tem dinheiro não! Tá cheio de iogurte! - Manuel, só tem iogurte mesmo... Bom, esse iogurte deve ser muito bom para ficar em cofre de banco. Vamos comer tudo! Depois de comerem tudo, o Manuel partiu para arrombar o segundo cofre. - Jesus !!! Iogurte de novo !!! E agora, Joaquim ?! - Não tem jeito, vamos comer tudo desse cofre também. Eles comeram, comeram... O Manuel que já não aguentava mais iogurte, foi para o terceiro cofre. - Cacete !!! Iogurte de novo ??? Joaquim, vai ver que porcaria de Banco é este, que só tem iogurte! - O Joaquim foi verificar e voltou logo depois: - Po*ra, Manuel ! é um tal de ‘ BANCO DE SEMEM ‘ !!! Tu conheces???

Homem na cozinha
O cara está na cozinha, fritando um ovo, quando a esposa chega e começa a gritar, como uma louca:
- Joga mais óleo! Joga mais óleo! Vai grudar tudo no fundo! Cuidado, vira, vira, ainda, rápido! Agora, calma! Cuidado, muito cuidado agora, vai espirrar! Você nunca fez isso antes? Vai entornar. Ai, meu Deus! Não esqueça o Sal, esqueceu? Sal, Sal!
Sem entender nada:
- Por que você está fazendo isso? Acha que eu não sou capaz de fritar um ovo?
A Esposa, já calma, responde:
- Isso é só para você ter uma ideia de como é dirigir com você na carona!

loira tirando vantagem
Meses atrás, uma loira estava viajando aos Estados Unidos. No avião, um homem senta ao seu lado e começa a puxar assunto. Vendo que era loira, ele resolve tirar vantagem da situação:

— Vamos fazer um jogo de perguntas? Eu te pergunto e, se você errar você me dá 5 reais, se você acertar eu te dou 500 reais e, depois, você me pergunta... se eu acertar, você me dá 5 reais e se eu errar, eu te dou 500 reais.
— Ok! — disse a loira.
— Minha pergunta — disse o homem — O que é a gravitação?
Sem dizer uma palavra, a loira tira da carteira e entrega 5 reais ao sujeito.
— Minha vez — disse a loira. — O que é que sobe uma montanha com três pernas e desce com cinco?
O rapaz pensou, pensou, pensou e... deu os 500 reais para a loira.
— Mas, espere aí — disse o rapaz à loira — O que é que sobe uma montanha com três pernas e desce com cinco?
E novamente se dizer uma palavra, a loira tirou 5 reais da carteira e deu ao rapaz.

PINGA DEMAIS
Haviam 3 bêbados, bebendo ao lado de um morro. A bebida acabou e então fizeram um sorteio para decidir quem iria subir o morro para comprar mais cachaça.
O sorteado já bêbado, subiu o morro e comprou a cachaça colocando-a no bolso traseiro da calça, porém na hora de descer, escorregou e foi rolando até lá em baixo, Quando parou, sentiu aquele frio na bunda e disse: DEUS QUEIRA QUE SEJA SANGUE!

O CAIPIRA NA CAPITAL
Dois caipiras chegam na capital. tavam morrendo de fome e entram num restaurante chique. Não sabendo o que pedir, resolvem imitar o rico que estava na mesa ao lado. O rico da mesa pede uma entrada, os dois caipiras: - garçom, pra nois também... - o rico pede um prato lá todo especial, os dois caipiras: - garçom, pra nois também... - o rico resolve repetir o prato, os dois caipiras: - garçom, pra nois também...- Vai indo assim e os caipiras ainda tão morrendo de fome. O rico termina e diz ao garçom: poderia arrumar-me um engraxate? Os dois caipiras: - garçom, pra nois também... - o rico ouvindo isto diz aos caipiras: - olhe, meus amigos, eu creio que um engraxate dá para nos três... - Os caipiras imediatamente: - Não senhor !! o senhor come o seu que a gente come o nosso!!!

 

Salário mínimo de R$ 724 está valendo desde o dia 1º

Reajuste em relação ao valor pago em 2013 é de 6,78%

Desde o início de 2.014 entrou em vigor o novo salário mínimo nacional, que passou de R$ 678 para R$ 724, um reajuste de 6,78%.

O percentual está acima da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central.

O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior ao Natal. No dia 23 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto com o reajuste. Segundo informações do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o novo mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia brasileira em 2014.

De acordo com cálculos da entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da maior relação de poder de compra desde 1979.

O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Imposto de renda — Também entrou em vigor na quarta-feira, 1, a nova tabela de Imposto de Renda da Pessoa Física, com correção de 4,5%. Os novos valores já vão ser deduzidos na folha de pagamento em 2014 e valem para a declaração do IR de 2015.

Pela nova tabela, serão dispensados de pagar o imposto os empregados que recebem até 1.787,77 reais – pela tabela antiga, a faixa de isenção ia até 1.710,78 reais. A alíquota de 7,5% passa a ser aplicada para valores entre 1.787,78 reais e 2.679,29 reais; o desconto de 15% incide sobre a faixa de 2.679,30 reais a 3.572,43 reais; a alíquota de 22,5% passa a valer entre 3.572,44 e 4.463,81 reais; e o desconto máximo, de 27,5%, acima de 4.463,81 reais.

 

 

 

RAPIDINHAS DE JANEIRO

SEM DESCULPA
Ribeirão Branco também foi contemplado recentemente com a chegada da patrol do PAC 2 e com certeza a partir de agora não poderá servir de desculpa a falta de máquinas para a conservação das estradas rurais. O que não pode é querer deixar as “velhinhas” sem manutenção e continuar com a mesma quantidade de equipamentos prestando serviços à população. Só assim, talvez a chiadeira das estradas reduzam um pouco. Falei!!!

GALINHA BOTADEIRA
O estardalhaço e foguetório foi tamanho por estas paragens recentemente que me fez lembrar meus tempos de criança lá no sítio quando as galinhas botavam. É claro que naqueles idos, sabíamos que tinha algo novo chegando e aqui não foi diferente. Só o que se gastou com rojões dava para abastecer os “presentes” por uma semana inteira. Mas mesmo assim parabéns, já que havia um bom tempo que não ouvíamos isso, né!!!

SHOW DE BOLA/TRISTEZA
Maravilha mesmo foi a virada de ano em Itaboa, tanto pela organização e participação da galera no centro do distrito. Enquanto isso, no centro da cidade o pau comeu pra todo lado no final da festa e sobrou pra todo mundo. Pena né, uma data tão especial acabar assim por aqui!!!

CASA NOVA
Quem também começou o ano em casa nova foi o proprietário da Padaria Ferreira. O local ficou chic e espaçoso. O novo ponto está localizado em frente ao antigo endereço. Vale a pena conferir!

MEXENDO OS PAUZINHOS
Quem anda a todo vapor, para tristeza dos “vermelhinhos” lá pelas bandas da capital nacional são os tucanos, costurando futuras coligações. Tudo isso visando encerrar mais de uma década da administração petista. Ao que parece por estas paragens a caminhada segue a mesma linha também. Será?

MEIA BOCA
Com quase seis anos de existência e funcionando a meia boca está o nosso Aterro Sanitário. Para quem visitá-lo, verá apenas um depósito de lixo sendo soterrado, sem a mínima estrutura apresentada no projeto oficial. Tá na hora dos nobres edis darem uma conferida, né!!!

NA MÍDIA DE NOVO
Depois das aparições tanto na mídia nacional quanto regional no ano passado devido ao elevado preço do tomate, nosso município foi novamente tema em diversos meios de comunicação. Pena que desta vez foi pelo baixo preço do produto que tem deixado os agricultores com a pulga atrás da orelha. Será que desta vez também aparecerão alguns larápios para devolver os furtos feitos a certos agricultores na época e que mal haviam acabado de pagar as dívidas contraídas anteriormente.

NOVA DATA
Nosso jornal também comemorou nova data no último dia 10 e já vai para seu 6º ano de circulação atendendo sete municípios diretamente e outros trinta através da diretoria de Ensino. Tudo isto graças ao apoio comercial, chegando gratuitamente aos nossos leitores. Obrigado.

NO ESQUECIMENTO
Quem circula pelas ruas do Parque Cecília Cardoso (Popular Velha) tema a sensação de um certo esquecimento por parte do poder público quanto a manutenção e conservação de suas ruas. Se não bastassem as irregularidades das ruas, os moradores ainda convivem com as lajotas soltas. Será que o IPTU pago pelos moradores daquela localidade está sendo bem aplicado?

ESTATAL E TAL
A chiadeira pela falta de água em alguns distritos e bairros tem sido constante e a gritaria contra a detentora dos serviços de saneamento no município também tem ido ao extremo. Enquanto isso, moradores da vila da Paz convivem quase que constantemente com o mau cheiro exalado da lagoa de tratamento. Tudo isso pela falta de manutenção e funcionamento dos aeradores que deveriam funcionar initerruptamente por lá. Com a palavra os responsáveis.

NOTA ZERO
Nossa menor nota vai aos baderneiros que aprontaram na virada do ano no centro da cidade. Pena né. Uma data tão especial ser lembrada tão negativamente por causa de certos “caras”.

NOTA DEZ
Enquanto isso a nossa maior nota vai para os organizadores e participantes das festividades que aconteceu em Itaboa na mesma data. Show de bola.

ABRAÇO DO MÊS
Nosso abraço do mês vai especialmente aos nossos patrocinadores que não medem esforços para que cada vez possamos chegar mais longe.

FRASE DO MÊS                                         
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante, é olhar os homens que tem à sua volta” (Nicolau Maquiavel) 

Show da virada em Itaboa levou mais e 2 mil pessoas às ruas, segundo organizadores


Pelo sétimo ano consecutivo, Itaboa a população vem às ruas para comemorar a chegada do novo ano.

Neste ano não foi diferente e segundo os organizadores, o público estimada naquela noite ultrapassou os 2 mil esperados.

Com a sonorização impecável feito pela dobradinha Mundial/Star Som, a galera foi a loucura com as músicas da dupla Leo Marcos e Daniel no show “Ela tá Pirada”.

O vereador Tuca Ribas esteve à frente da organização, onde comerciantes e a prefeitura municipal colaboraram com a belíssima queima de fogos que aconteceu para festejar a chegada do novo ano. Confira os flashes feitos pelo ORB News.